Aniversário de Salvador - Projeto Minha Cidade

PROJETO MINHA CIDADE

Objetivos:

• Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora.

• Observar e registrar informações dos elementos encontrados durante a pesquisa sobre a cidade dele: nomes de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças etc.

• Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo.

• Conhecer a história e os principais pontos turísticos da cidade onde ele mora.

Temas transversais

Ética: Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas.

Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares e observação dos aspectos estéticos da região da escola. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola.

Saúde: Diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação da cidade.

Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo.

Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

• Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete, etc.

• Cartolinas, canetas, colas, tesouras, fita adesiva para as maquetes.

• Caderno ou papel e lápis para anotações.

• Pesquisa sobre a história do nome da cidade.

• Fotos da cidade.

Procedimentos

Primeira etapa

Sensibilização. Proponha um debate sobre:

• O que o aluno admira na cidade dele?

• O surgimento da cidade dele.

• A origem do nome da cidade.

Segunda etapa

Organize um passeio pelo centro e pelos pontos turísticos da cidade. Cada aluno deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações. Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc. Há praças, jardins, pontes, monumentos?



Peça-lhes para verificarem se há sinais de trânsito (semáforos, placas, faixa para pedestres nas ruas), telefones públicos, meios de transporte? Quais?



Através da observação, questione-os com perguntas, para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem que tipos de construção, avenidas e serviços públicos eles encon

Autor desconhecido

2 comentários: