JURAMENTOS PARA FORMATURA


JURAMENTO

SOLENEMENTE PROMETO

NO DECORRER DA MINHA JORNADA ESCOLAR
NA HORA DE BRINCAR, BRINCAR
NA HORA DE ESTUDAR, ESTUDAR
CONTINUAR RESPEITANDO MEUS PAIS
PROFESSORES
E AS PESSOAS QUE SÓ QUEREM MEU BEM
PROMETO TAMBÉM
RESPEITAR MEUS AMIGOS
POIS SEM AMIZADE
NÃO SOMOS NINGUÉM
PROMETO ME ESFORÇAR SEMPRE
PARA QUE NO FUTURO
TORNE-ME UM CIDADÃO DECENTE
ASSIM, SOLENEMENTE PROMETO

*********************************************************************

Juramento

Eu prometo ao sair desta escola,
cumprir fielmente tudo
que aqui eu aprendi:
Amar e respeitar meus
pais e mestres,
ser bom filho e bom aluno
ter sempre em meu coração
a presença amiga de todos
que ajudaram
na minha formação.
A todos, eterna gratidão!
E o meu muito obrigado


**********************************************
Eu prometo!

Na hora de brincar, brincar!


Na hora de estudar, estudar

!
brincando ou estudando


aprender o que é bom!



Prometo ainda

amar meus pais


respeitar meus mestres


E amar o Brasil!



Assim eu prometo!

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

JURAMENTO


PROMETO SER FIEL A DEUS,
CONTINUAR COM O MESMO SORRISO,
COM A MESMA ALEGRIA, COM A MESMA ENERGIA,
COM A VONTADE DE DESCOBRIR O MUNDO.
ENFIM, EU PROMETO LEVAR UM POUCO DA CRIANÇA QUE SOU POR TODA A MINHA VIDA
E GUARDAR NO MEU CORAÇÃO OS MOMENTOS FELIZES QUE TIVE AQUI NO JARDIM!

Prova de História -

CONTEÚDO: 2º REINADO - LEIS ABOLICIONISTAS - ABOLIÇÃO -IMIGRANTES


1-O Segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840, Foi o governo mais longo da história do Brasil. Quanto tempo durou o segundo reinado?
A(    )40 anos
B(    )50 anos
C(    )60 anos

2- Os primeiros anos do Segundo Reinado foram marcados por alguns movimentos da disputa
política envolvendo liberais e conservadores dentre eles:

A(    )Revolta liberal (SP) e Revolução Praieira (PE)
B(    )Revolta liberal(SP) e Cabanagem(PA)
C(    )Revolução Praieira (PE)Guerra do Iraque

3-No processo de pacificação do país , destacou-se a ação de:
A(    )Luís Alves de Lima e Silva(Duque  de Caxias)
B(    )Luís Inácio Lula da Silva ( Lula)
C(    )Conde Monte Cristo

4-Qual o principal fator econômico do segundo reinado?
A(    )O pau brasil
B(    )A cana-de-açúcar
C(    )A lavoura cafeeira.

5- Observe a imagem, o que ela representa?
A(    )Uma apresentação de teatro sobre capoeira
B(    )Uma roda de samba.
C(    )Negros eram trazidos amontoados em porões de navios negreiros.

6-Por causa dos maltratos muitos negros fugiam e se escondiam nas matas formando:
A(    )Senzalas
B(    )Quilombos
C(    )Rodas de samba

7-Dentre os abolicionistas- pessoas que lutaram para libertar os escravos- podemos citar:
A(    )Castro Alves, Joaquim Silvério, e Antonio Raposo Tavares
B(    )Castro Alves, Luis Inácio e Fernando Collor
C(    )Castro Alves, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.

8-Faça a correspondência:
I- Lei Eusébio de Queiroz
II-Lei do Ventre Livre
III-Lei dos sexagenários
IV-Lei Áurea
(    )Libertava escravos co mais 65 anos.
(    )Libertou todos os negros da escravidão.
(    )Proibiu o tráfico negreiro
(    )Libertava todos os filhos de escravos
A(    )III-IV-I-II
B(    )III-II-I-IV
C(    )II-I-IV-III

9-Sobre os imigrantes é correto afirmar que:
A(    )Eram pessoas marginalizadas, que invadiram o Brasil para fugir de seus países.
B(    )Eram pessoas que lutavam contra o governo e suas leis autoritárias.
C(    )Eram pessoas que vieram de outros países para o Brasil, e substituíram o trabalho dos escravos negros nas lavouras.




10- Depois de 1888, quando a escravidão foi abolida, a imigração italiana se converteu em uma grande fonte de mão-de-obra no Brasil. Os italianos começaram a expandir-se por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A maioria absoluta teve como destino inicial o campo e o trabalho agrícola. Muitos imigrantes italianos, após trabalhar anos colhendo café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras e tornaram-se fazendeiros, outros partiram para os grandes centros urbanos (como São Paulo), pois as condições de trabalho no campo eram péssimas. Dentre as inúmeras contribuições italianas à cultura brasileira podemos citar:
A(    )Vatapá, caruru, mingau de aveia e o hábito de comer amendoim.
B(    )pizza, vatapá, caruru e o hábito de comer carne seca.
C(    ) pizzas, spagueti e o hábito de comer panetone no natal




GABARITO: 1-B,   2-A,   3-A ,   4-C,   5-C,   6-B,   7-C,   8-A,   9-C,   10-C

Atividade para jardim II - 2º semestre


Independência do Brasil







Projeto Semana da Pátria

Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É preciso trabalhar a Semana da Pátria com os alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marcos da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional;
  • Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
1º dia- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
  • Paródias - Pátria;
  • Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
  • Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
  • 17:00 h - descimento da Bandeira Naconal.
2 ºdia - Sala de Informática: - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
3º dia- Sala de Informática - Trabalhar o mapa do Brasil - Estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;
4º dia - Sala de Informática - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização 
Cidadania - a importância de votar
5º dia- Sala de Informática - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
  • Brasil sempre Brasil;
  • A pátria se constrói;
  • Brasil, terra que eu amo;
  • Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
  • Por que gosto do Brasil;
  • Brasil mostre a sua cara.
Outras Atividades:
  • Concurso do Hino Nacional - Paródia;
  • Coro falado;
  • Slogan;
  • Poesias;
  • Danças;
  • Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
  • Interpretação de textos;
  • Confecção de faixas;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Charge;
  • Seminário;
  • Debates.
Sugestões para Debates:
  • O que é ser patriota hoje no Brasil?;
  • Cidadania - como colocá-la em prática?;
  • Como vive a maioria dos brasileiros?;
  • A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
  • A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenaçDeverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação ou culminância:
Passeata Cívica;
Desfile Cívico;
Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
Recursos da Informática Utilizados:
  • Microsoft Word
  • Paint
  • Microsoft Power Point
  • Microsoft Excel
Recursos Humanos:
  • Todos os professores;
  • Voluntários;
  • Todas as turmas do Ensino Fundamental;

Fonte: Almenara NTE MG 12


Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Datas%20Setembro#ixzz1Wmz0xbSh

Atividades sobre Independência do Brasil

Musiquinha
Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
No seu cavalo à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!


Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com seu chapéu à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!


Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com sua espada à beira de um riu,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!
Viva D. Pedro, viva o Brasil!


*******************************************************************