Projeto de Leitura na Educação Infantil - 4 e 5 anos



OBJETIVOS
■  Produzir textos ditando
para um escriba.
■  Diferenciar a linguagem
oral da escrita.
■  Fazer recontos.
■  Reconhecer as características
dos contos tradicionais.
CONTEÚDOS
■  Produção textual.
■  Uso correto de adjetivos,
tempos verbais e expressões
típicas em contos.
■  Revisão de texto.
TEMPO ESTIMADO  Dois meses.
ANO  Pré-escola.

MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas de papel branco no tamanho
A4 e de papel craft A3, caneta ou
lápis, cartolinas, lápis de cor e
diferentes versões de um conto da
literatura infantil.

DESENVOLVIMENTO

■  1ª ETAPA
Para saber como cada criança elabora
a escrita, dê um ditado de quatro
palavras de um mesmo campo
semântico (frutas, core ou
brinquedos, por exemplo). A definição
do tema vai ajudar os pequenos a ler,
em seguida, o que eles escreveram
(dificilmente alguém lerá bola se
a lista for de animais). Após a leitura,
peça que eles justifiquem o uso
das letras ou dos símbolos grafados.
Nesse momento, procure saber se
identificam uma palavra por
reconhecer alguma letra – geralmente
a primeira – ou se escolhem sem
critério. Essa informação ser útil
para a montagem dos grupos.


■ 2ª ETAPA
Selecione variadas versões do mesmo conto e defina a ordem em que você as lerá. Comece pelo mais simples e parta para os mais elaborados. Independentemente do número de páginas, é importante que todos
tenham qualidade. Só assim as crianças terão condições de comparar diferentes desfechos e as peculiaridades da linguagem utilizada pelos autores. Após cada leitura, recupere os principais elementos. Para facilitar o registro, elabore uma tabela em uma cartolina com título do livro,início da história, personagens,
passagens e fim da trama.


■ 3ª ETAPA
Monte os agrupamentos e proponha que cada um crie um desfecho diferente para a mesma história.
Deixe que discutam e inventem. Depois disso, as crianças deverão ditá-los a você ou a um auxiliar, que farão
o papel de escriba. O compromisso deve ser o de escrever exatamente o que for falado pelas crianças.

■  4ª ETAPA
Leve os textos para casa e transcreva-os em papel craft, com letras grandes. Na sala, pregue-os no quadro e faça a revisão coletiva de cada um deles. Comece questionando se o título é adequado. Depois chame a atenção para a organização temporal, verifique se ele tem começo, meio e fim, a repetição de palavras e o uso de partículas comuns da fala (aí, então etc.). Quando terminar, leia em voz alta as versões finalizadas. Com o texto aprovado, confeccione os livros.

PRODUTOS FINAIS
■  Livros de recontos.
■  Sarau ou feira literária

Divida as folhas de papel A4 ao meio. Em cada uma das metades, escreva duas ou três frases (melhor se for no computador, em letras maiúsculas, para facilitar a identificacão de palavras pelos pequenos). Deixe
espaço para os autores-ilustradores trabalharem. Antes de distribuir os lápis de cor, explique que o desenho
deve ser fiel ao texto (mais uma oportunidade de leitura). Cada membro do grupo pode se encarregar
de uma página, mas todos devem participar da confecção da capa e do índice. Peça que eles assinem na
contracapa e lembre-os de dar crédito aos escribas. Faça cópias (se possível, coloridas) em quantidade suficiente para que cada um tenha o exemplar feito pelo próprio grupo e também os feitos pelos colegas. Se optar pelo sarau literário para o lançamento dos livros, não se esqueça de ensaiar com a turma as falas, que devem ter como base o texto escrito. Cada umpode apresentar uma parte da história. Convide os pais e as outras turmas da escola para o evento.



AVALIAÇÃO
Peça que as crianças para os colegas contem o trecho da história de que mais gostaram. Em seguida, faça um
ditado usando as palavras que apareceram nos textos estudados. Compare com o realizado no início
do projeto, observando se as crianças que usavam símbolos já desenham letras. Registre os avanços e
compartilhe os resultados com os pais. Solicite também que elas apontem diferenças e semelhanças entres
as narrativas apresentadas.

CONSULTORIA Silvana Augusto, 
selecionadora do Prêmio Victor 
Civita Educador Nota 10.




Maleta pedagógica - AMEI

Idade:
a partir de 4 anos
Especificação:
Conjunto com 10 brinquedos acondicionados em maleta M.D.F., 2 alças de sisal, 1 trava cadiado, medidas 43 x 27 x 23cm (relógio cuco - bate martelo - balança - caixas coloridas - passa-formas geométricas - pinos de encaixe - caixa c/ figuras geométricas - mosaico triângulo - torre de formas - seqüência de unidades
Embalagem:
0,23x0,27x0,43cm – 6,40kg
Embalagem caixa de madeira

Prova de Matemática - 5º Ano - Porcentagem/Juros/Multa/Perímetro/Medidas de comprimento


1-Faça a correspondência:
1- Desconto                        (  ) É um acréscimo sobre uma dívida que não foi paga no prazo estipulado.
2- Multa                              (  ) é a porcentagem que se ganha sobre vendas efetuadas.
3- Juros                               (  ) é uma redução de preço.
4- Comissão                        (  ) porcentagem adicionada ao valor cobrado a prazo.

A( )3-1-2-4-
B( )2-4-1-3
C( )2-4-3-1

2- Fábio comprou uma TV com 20% de desconto. Houve lucro ou prejuízo para Fábio?
A( )Prejuízo
B( )Lucro
C( )Nenhum dos dois

3-Em uma lagoa havia 400 patos. No final de semana 30% desses patos foram transferidos para outra lagoa. Calcule quantos patos foram transferidos.
A( )140 patos                                                    Cálculo
B( )12 patos
C( )120 patos


4-Transforme os números decimais em porcentagem:
0,35 0,48 0,13


A( )350% - 480% - 130%
B( )35% - 48% - 13%
C( )3,5% - 4,8% - 1,3%

5-Escreva como se lê:

15% 85% 23%

A( )quinze por cento – oitenta e cinco por cento – vinte e três por cento
B( )quinze avos - oitenta e cinco avos – vinte e três avos
C( )quinze por sento – oitenta e cinco por sento – vinte e três por sento

6-Transforme frações decimais em porcentagem:
 29     17        49
100   100      100

A(   )0,20% - 0,17% - 0,49%
B(   )20,0% - 17,0% - 49,0%
C(   )20% - 17% - 49%

7-Em uma cesta havia 360 limas.Dessas 5% estragaram. Quantas limas estavam estragadas?
A(  )180 limas Cálculo
B(  )1,8 limas
C(  )18 limas

8-O metro(m) é a unidade fundamental de medida de comprimento. Quais são os múltiplos do metro?
A( )Kilômetro – hectômetro - decâmetro
B( )termômetro - hectômetro - decâmetro
C( )hectômetro – decâmetro – mililitro


9-Transforme 6.000 cm para m:


A( )0,6 m
B( )60 m
C( )6000 m

10-Perímetro é a soma dos lados de determinada figura geométrica. Determine o perímetro da figura abaixo:


A( )34 m
B( )3.400 m
C( )340 m


Boas Festas!

Prova de Ciências 5º Ano - Doenças/Tipos de doenças/ vacinas



1-O que são doenças contagiosas?
A(    )São aquelas que passam de pai para filho.
B(    )São aquelas que passam através do abraço.
C(    )Podem ser transmitidas pela água, alimentos ou de uma pessoa para outra.

2-As proteínas que identificam e atacam os agentes infecciosos, são chamados de:
A(    )anticorpos
B(    )infecção
C(    )bactericida

3-O que é o sistema imunológico?
A(    )É um tipo de doença contagiosa.
B(    )É um sistema bastante complexo de proteção contra doenças infecciosas.
C(    )É um sistema que causa doenças nos rins.

4-Observe a imagem ao lado (barbeiro) e responda:
A(    )O barbeiro é o agente causador da doença de chagas
B(    )O gafanhoto é o agente causador da doença de chagas
C(    ) A vespa é o agente causador da doença de chagas

5-São doenças não-contagiosas:
A(    )dor de cabeça, dor de estômago e diabete.
B(    )tuberculose, gripe e rubéola.
C(    )rubéola, gripe e catapora.

6-São doenças causadas por bactérias:
A(    )Sarampo, gripe e resfriado.
B(    )Gripe, tosse e verminose.
C(    )Tétano, tuberculose e cólera.

7-Quais são os principais agentes causadores de doenças?
A(    )Anticorpos, proteínas e lipídios.
B(    )Vírus, bactérias e protozoários.
C(    )Vírus, vermes e anticorpos.

8-O bacilo de Koch é o agente causador:
A(    )da tuberculose          
B(    )da verminose               
C(    )do tétano

9-Para evitar algumas doenças é necessário tomar vacinas. Faça a correspondência:
1-BCG                                (     )contra a paralisia infantil (poliomielite)
2-Tríplice                          (     )contra a gripe tipo A
3-Sabin                             (     )contra a tuberculose
4-H1N1                             (     )contra a difteria, coqueluche e tétano
A(    )2-1-4-3-
B(    )3-4-1-2-
C(    )3-4-2-1-
10-Marque as doença que são consideradas sem cura:
A(    )gripe e diabete
B(    )Câncer e resfriado
C(    )AIDS e diabete






Gabarito=  1-C   2-A   3-B   4-A   5-A   6-C    7-B    8-A    9-B   10-C