Programação para Formatura do 5º ano



1. Abertura


Apresentador: Sejam todos bem-vindos. Com alegria nos reunimos para celebrar a FORMATURA de nossos alunos da Escola_______________________________________________. de 2010.
Vamos chamar agora os participantes que vão compor a nossa mesa:

Os paraninfos - Dizer os nomes. 

OBS: Colocar duas crianças para ser o paraninfo da turma; um menino e uma menina.

A diretora do Colégio _________________________________________________________________.

A professora homenageada: ____________________________________________________________.

Agora vamos chamar as estrelas da nossa festa:

FUNDO MUSICAL: EMOÇÕES – ROBERTO CARLOS

Sugestão:

Turma: Amigos para sempre.(Chamar um por um. Ao chamar a criança esta deverá ser levada ao seu lugar pelo Paraninfo enquanto o apresentador fala, por exemplo):

1- O maior sonho de Antônio é ganhar um computador.

2-O seu melhor momento é quando seu pai sai para passear com ele.

3-O que lhe deixa triste é ver cenas de violência.

4-Uma pessoa muito especial para ele é sua mãe.

5- A sua brincadeira preferida é jogar bola.

6- Quando crescer ele quer ser bombeiro.

7- Sua mensagem especial é para seu pai:" Papai, você é meu herói."

OBS: Fazer as perguntas aos alunos com muita antecedência.
Apresentador: A criança é fonte de amor. Amor a este chão. Amor ao Brasil. E para que este Brasil seja alegre, verdadeiro, justo e uma nação poderosa faz-se necessário que saibamos semear nos corações das crianças essa semente especial que é o Amor. Demonstrando o nosso amor pelo Brasil, convidamos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

FUNDO MUSICAL: HINO NACIONAL BRASILEIRO 

Sugestão:

Os alunos ficam de pé e colocam a mão direita no coração

Apresentador: amigo é...um anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.
É aquele que compartilha nossas alegrias.
É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!amigo verdadeiro é anjo, é paz, é tudo!
Concluintes 2010 com a abertura AMIGO. 

Sugestão:

As professoras colocam as becas nos alunos

FUNDO MUSICAL: Coração de Estudante
Apresentador:A oração de uma criança pode muito nos seus efeitos. O formando __________________ ora agradecendo a Deus.Oração: _______________________________________________.
Agora, as princesinhas da Escola__________________________________.irão apresentar a música ou poesia__________________________________________________________________________________
Convido a oradora da turma ___________________ para a mensagem de carinho e reconhecimento.

Oradora: _________________________________________________(ler uma mensagem de sua preferência)

Apresentador: Sei que sou criança, mas com brinquedos, livros e cadernos, aprendi a ler, escrever, somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar a Paz e dividir o amor. E com o nosso amor, juntos, formamos o _________________________(nome da escola).Convido os pais para a entrega dos anéis.

OBS: Chama-se o aluno e o responsável que lhe entregará o anel. 

FUNDO MUSICAL: O Caderno

2. Juramento
Apresentador: Convido a formanda ___________________________ para comandar o juramento.

OBS: Fazer o juramento à gosto.

Apresentador::Agora a turma AMIGOS PARA SEMPRE vai apresentar as cores dos amigos.

Cantar a música ARCO-IRIS da Xuxa.

Apresentador:: Convido a professora ________________ para fazer a entrega dos diplomas aos formandos.


FUNDO MUSICAL: AQUARELA

Apresentador: Convido a todos para com muito entusiasmo cantarmos Parabéns para os formandos.

OBS. Tirar as becas dos alunos.

Sugestão

Entregar as Guitarras(meninos) e óculos (meninos e meninas) e cantar a música “ O que eu vou ser quando crescer “ ( Mara Maravilha).

3. Momento de Gratidão

Apresentador:: Iniciaremos agora o momento da gratidão. Agradecer às pessoas que se empenharam ativamente no processo educativo dos formandos aqui presentes: seus pais e suas professoras.
Convido as mães para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.
O aluno ______________________ tem a oportunidade para sua palavra de gratidão. Palavra de gratidão: (À ESCOLHA)


OBS. Esperar as mães chegarem à frente, elas vão se sentar nas cadeiras dos filhos e eles ficam na frente delas. Quando terminar a música eles se sentam no colo da mãe.
Apresentador: 

Sugestão

Catar a música: Mamãe, eu amo você.

Apresentador:: Agora, convido os pais para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.

Sugestão

Catar a música: Papai, meu herói.
Os pais ficam em pé e os filhos ficam na frente deles, quando terminar a música os filhos abraçam os pais.

4. Agradecimentos

Apresentador:O aluno ______________ tem a oportunidade para agradecer à tia ___________________ em nome da turma.Agradecimento: ___________________________ 
Convido o aluno __________________________________ para deixar uma Mensagem de Natal para todos

OBS: Mensagem de Natal: (À ESCOLHA)

Apresentador:: Vamos dar início ao baile de formatura

Música: Valsa das flores



Sugestão:


O apresentador chama os alunos de um em um, o paraninfo(a) pega na mão do aluno e leva até ao centro do salão, dança um pouco e entrega ao responsável que deve estar no local para continuar a dançar e assim sucessivamente.



Apresentador:Finalizamos a solenidade da formatura da Escola.__________________ Desejamos aos formandos muito sucesso em suas vidas. Que a força da vida presente em todo o universo brilhe em vocês! A todos que fazem parte da Família ______________(diz o nome da escola) um Feliz Natal, muita paz e esperança no novo ano que se inicia, sem medo de ser feliz!

Música: Colocar um CD bem alegre.

Fonte:Blog Cantinho do Saber

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1.Introdução

A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas.

É necessário mostrar às crianças que o ato de ler além de poder ser usado como obtenção de informações pode ser muito prazeroso, fantástico e lúdico.



. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos desejados pelos adultos.

Podemos, então, inferir que o gosto pela leitura de livros literários possa ser introduzido na vida das crianças desde sua tenra idade. Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, ver seus parceiros manuseando livros, ela pode folhear livros e ver as gravuras e é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a Educação Infantil.

2. Objetivos

Esse projeto de pesquisa e intervenção tem como objetivos centrais: 

•Estimular o gosto pela leitura desde a Educação Infantil; 

•Promover momentos de contação de histórias;

•Proporcionar momentos de manuseio de livros;

•Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.

3. Metodologia 

Para alcançarmos os objetivos propostos, fizemos um levantamento bibliográfico e um aprofundamento teórico a fim de construir atividades que estimulassem o hábito e o interesse pela leitura e que se desenvolverão de maneira gradativa, buscando cativar e atrair as crianças para terem uma maior proximidade e intimidade com o mundo da leitura. Todas as atividades acontecerão em um ambiente calmo, fora da agitação das outras turmas da instituição, e as crianças deverão ficar à vontade, sentadas no chão em círculo. O tempo estimado para cada atividade será de 40 minutos a 1 hora. (tempo previsto : 6 dias)

1ª atividade: Contar Histórias

Para essa atividade serão escolhidas histórias conforme a faixa etária das crianças. Elas serão contadas através de teatro de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença.. Após a apresentação mostrar às crianças que as histórias também podem ser encontradas em livros, e deixá-las manusear os mesmos e os fantoches para que possam recriar as histórias.

2ª atividade: Contar história com livro

A história será contada através de um livro rico em gravuras, e antes de trocar a página o educador deverá questionar com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima página, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.

3ª atividade: Histórias a partir de gravuras

Deverão ser confeccionadas placas grandes com gravuras que estabeleçam uma lógica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada vez ao grupo de crianças e as mesmas farão a locução do texto oral a partir das gravuras que vêem. O professor não irá contar a história, as crianças é que a contarão através das gravuras.

4ª atividade: Produção individual de história

A professora deverá contar uma história (com entonação e utilizando o livro) para as crianças, em seguida deverá pedir às crianças que a passem para o papel através de seus desenhos. Serão oferecidos às crianças materiais como folhas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e lápis de escrever. Caso algumas crianças conheçam algumas letras, incentivá-las a utilizá-las em suas produções. As produções dos alunos deverão ser expostas para toda a turma ver o que os colegas produziram. A professora deve estimular e valorizar as produções das crianças.

5ª atividade: Produção oral coletiva da história. 

O professor deverá iniciar uma história oralmente (uma história que não seja conhecida pelas crianças, ou uma fictícia) e uma de cada vez irá dar continuidade à história, assim cada criança deverá prestar atenção na continuidade que o colega deu para que possa construir a história a partir do ponto em que parou (poderão ser colocados novos personagens na história, mudança de eventos entre outros). O professor deverá transcrever a história produzida pelas crianças e depois contá-la à elas. Pode ser sugerido que as crianças façam a ilustração da história.

6ª atividade: Contato com livros

Assim como as outras atividades, a professora deverá contar uma história com um livro, e apresentar às crianças outros livros, contar-lhes seus títulos e deixa-las manusear os livros, tentando “ler” as histórias. A atividade pode ser desenvolvida em um primeiro momento individualmente, e depois em duplas cada criança contará a história a seu parceiro, utilizando a leitura que faz das imagens.

5. Considerações finais 

Esse projeto de pesquisa e intervenção está em andamento mas podemos afirmar, como resultados parciais a partir da discussão teórica, que essas atividades serão muito importante não só para desenvolver o hábito e o interesse pela leitura como também para proporcionar momentos lúdicos, fantásticos à turma, a união da mesma, o desenvolvimento da oralidade, da criatividade e a utilização de seqüências lógicas.

Embora saibamos que as condições de exeqüibilidade do projeto nas instituições públicas não sejam muito favoráveis, nos propomos a levar os materiais que serão utilizados de modo não prejudicar o andamento das atividades. Ao término das atividades montaremos um cantinho de leitura na sala em que foram desenvolvidas as atividades utilizando livros adquiridos por meio de doações, tapete, almofadas e muitas placas com gravuras, para que possam estimular as produções dos alunos acreditando que, dessa forma, contribuiremos para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses alunos.