Clubinho Faber Castell

Um site cheio de atividades educativas para crianças e dicas para os pais:




















Como incentivar o gosto e interesse pela leitura

DICA 1 – Pais leitores, filhos leitores 
As crianças tendem a copiar comportamentos dos adultos que os cercam. Logo, quando lemos próximos às crianças, incitamos a curiosidade. Frequentemente, as crianças irão perguntar o que estamos lendo, ou sobre o que. Assim que perceber a curiosidade, chame a criança perto e mostre o livro. Explique de forma simples e clara sobre o assunto que o livro trata. Se a criança continuar interessada, peça para que ela traga um livro dela para que vocês leiam juntos. Se a criança se desinteressar, num próximo momento,  busque um livro dela e proponha a leitura.

DICA 2 – Passeios regulares em livrarias
 
Para despertar o apreço pelos livros, é importante apresentar às crianças opções. Existem infinitos livros com linguagens gráficas completamente diferentes. Com a visitação às livrarias, as crianças passam a sentir-se a vontade nesse espaço, aprendendo a transitar na seção infantil e a manusear os livros. A cada passeio, incentive a criança a escolher um livro para ganhar. Assim que o livro for lido, programe a próxima visita.
OBS: Não compre diversos livros em uma mesma visita, pois muitos ficarão encalhados sem leitura e a criança não dará valor a cada aquisição.

DICA 3 – Interesses particulares
 
Como os adultos, as crianças também têm interesses pessoais em relação aos assuntos, desenhos e histórias. Preste atenção no tipo de filmes que seus filhos preferem e que tipo de histórias. Os assuntos variam tanto com a idade quanto com os temas da moda. Meninos têm preferências do tipo múmias e dinossauros enquanto as meninas preferem temas como amizade, princesas e bichinhos fofinhos. Procure aliar a leitura aos assuntos de interesse.

DICA 4 – Leitura como castigo
 
De forma alguma use a leitura como punição (alguns pais ainda fazem isso!). O castigo deve ser algo que a criança não gosta de fazer. Se usar a leitura para punir uma atitude impertinente, a criança associará a leitura com algo chato e sem graça e, sendo assim, nunca será estimulada a ler por conta própria.

DICA 5 – Livro como presente em ocasiões festivas
 
Livros são bons presentes. Contudo é importante saber escolher, principalmente para os menorzinhos. Hoje existem livros que são muito mais do que histórias e ilustrações. Existem muitos livros – brinquedo, cheios de enigmas, cartas secretas, hologramas, páginas de Web que ajudam a completar a história... Esses livros desenvolvem outras habilidades enquanto a criança lê e brinca com as partes integrantes.

DICA 6 – Livros digitais
 
Ainda são poucos em português, mas existem para download (o site Terra tem uma seção e você só precisa ter o Acrobat Reader para abrir os arquivos). Em língua estrangeira (inglês e alemão) existem diversos títulos, então essa dica serve para aqueles que têm filhos em escolas bilíngües. Também existem softwares do tipo Digital StoryTellingem outras línguas (esses são mais difíceis de encontrar).
Essas dicas irão ajudá-los  na introdução da leitura no cotidiano de seus filhos. Mas é claro que não é só isso. Você deve incentivar as trocas, tipo: “ao invés de ver TV agora, você não quer pegar aquele livro para lermos juntos?” e deverá arrumar um tempinho em sua rotina para as leituras conjuntas.