Por que a criança chora nos primeiros dias de aula

O choro na hora da separação é muito comum e, não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. A criança deve ser levada até junto da professora (ou educadora) e ser entregue a ela, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido, se for criança de colo ou se for criança que ingresse no primeiro ano, a professora é a figura de referência. Tentar confortá-la e reforçar que a escola é um lugar agradável, e as professoras serão amigas e muito carinhosas e que ela ficará bem até a mãe chegar. A entrada na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará o seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É um momento de constatação de que o seu bebê está crescendo, logo é uma passagem a outra fase da criança.
Nunca se deve oferecer recompensas pela estadia na escola, uma vez que é um facto natural da vida das crianças. No final do dia procure estabelecer uma rotina em que exista um espaço para partilha de informação acerca do dia da criança. Não fazer perguntas directas para que a criança não sinta que é intrusão, mas perguntar por exemplo:
- Como é que foi o teu dia? – Esta a deixar espaço para ela contar e a mostrar o interesse pelas coisas do seu filho- Se a criança não quiser contar nessa altura, sabe que mais tarde poderá ir falar sobre isso, pois sente segurança nos pais.